segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Short Story 2 – ‘Tu sais comment il s’appelle ?’

Antes de começar, vejamos um pouco do contexto futebolístico francês.

O time da cidade de Lyon é o Olympique Lyonnais, ou o ‘OL’, como os torcedores mesmo o chamam. Como no Brasil, aqui existem as rivalidades entre times: Atlético-PR e Coritiba, Internacional e Grêmio, Atlético-MG e Cruzeiro, e por aí vai... Pois então, o ‘anti-OL’ aqui é o time de Marseille, o Olympique de Marseille.

As reações dos torcedores franceses ao seu time rival são as mesmas dos brasileiros. Jean-Luc, o guarda noturno barrigudo, é torcedor doente do OL, se eu chego pergunto pra ele: “E o Marseille, como vai no campeonato?” ele só faz uma careta e dá uma banana.

Pois então, contexto explicado, vamos à história.

Algum gênio da direção do Olympique de Marseille teve a brilhante idéia, há algum tempo atrás, de contratar um atacante brasileiro. E esse brasileiro é o ilustre Evaeverson Lemos da Silva. Ele existe, juro! Mesmo com esse nome, ele tem até página na Wikipédia. Talvez por seu nome ser tão bonito, algum outro gênio decidiu dar um apelido pra ele, e achou que uma boa idéia seria, obviamente, "Brandão". Por quê, meu Deus? Por quê? Como um Evaeverson da Silva vira Brandão?

Aqui na França, todos são conhecidos primeiramente por seus sobre nomes, só depois as pessoas vão se interessar em seu nome. Sempre que o Jean-Luc me encontra e ele está conversando com um grupo de franceses, ele diz: "Tu sais comment il s'appelle? Brrandaô!!", ou "Você sabe como ele se chama? Brrandaô!", e todos, depois de perguntares, incrédulos: "É verdade?!", começam a rir. Maravilha, né?

Pelo menos as pessoas gravam meu nome rapidinho. Na aula de tênis, que eu faço junto com o Thales, eu estava jogando com um cara e, numa pausa, ele perguntou: "Qual é o nome do seu colega mesmo? O seu eu gravei rápido, por motivos futebolísticos, mas o do seu amigo eu não consigo lembrar.", eu, fingindo que não sabia quais eram os tais motivos futebolísticos disse: "Barbosa, o nome dele é Barbosa."

Depois fui descobrir que o cara era torcedor do Olympique de Marseille. Tá explicado porquê, quando eu estava jogando uma partida com outra pessoa, ele ficava do lado da quadra torcendo e falando "Brrandaô! Brrandaô! Brrandaô!"


*Ouvindo - 'Kurt Elling - Dedicated to You'

5 comentários:

  1. Evaeverson vira Brandão.
    Seria a recíproca verdadeira?

    Fica aí a preocupação.
    o.Ô

    ResponderExcluir
  2. Hahahahaha Muito bom. Não há o que explique mas devemos nos preocupar. Se a reciproca for verdadeira poderemos ter um netos chamados Matheusbella ou Bellatheus? hehehe Acho que não... parabéns BrrandaÔ.

    ResponderExcluir
  3. Faz sentido.. lógica e coerência refinadas.
    se a recíproca é verdadeira, desculpe, Marcelo, mas teremos três Evaeverson... me recuso a acreditar nisso!!

    adorei!
    :)

    ResponderExcluir
  4. Monsieur Brandaô sa tante Arlindá Arrojô como era chamada em Paris,está adorando tudo!!!!!Até breve.

    ResponderExcluir