quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Mais um Personagem - Woyten

O nome dele é Woyten.

Ele é um alemão que mora no 814. É físico, toca teclado há 15 anos, gosta de Jazz e não gosta de música eletrônica. Teve o privilégio de vir pra cá de carro, então trouxe tudo com ele. No quarto ele tem um teclado, um vídeo game e frigobar.

Ele toca violão, mas não trouxe seu violão pra cá. Como todo bom alemão, muito respeitoso, achou que aqui não era permitido tocar violão, pelo bem do sono alheio. Ele passa, portanto, horas a tocar seu teclado com fones de ouvido. Mas o destino, irônico, o colocou exatamente abaixo do apartamento 914, lar de um inglês com ‘dreads’ que gosta de ouvir música eletrônica. Sem fones de ouvido.

Woyten gosta de jogar baralho. Joga um jogo que, no Brasil, chamamos de ‘Presidente’, aqui eles chamam de ‘Trou-du-Cul’, nome cuja tradução não é das mais poéticas.

Ele não fala muito bem francês. Às vezes o diálogo com ele é difícil; quando eu percebo, estou olhando pra ele, esperando que termine a frase, mas ele já parou de falar, e eu não sei o que ele quis dizer. Quando ele está perto do Micha, o já citado alemão do 805, ele fala em alemão, e o primeiro, num protesto pacífico, responde sempre em francês.

Os brasileiros o chamam de ‘Vóitchen’, e ele não gosta. Hoje o vi no corredor falando seu nome, sílaba por sílaba, os olhos arregalados, para que a brasileira repetisse corretamente. Sem sucesso.

*Ouvindo – ‘Ella Fitzgerald & Louis Armstrong’

2 comentários:

  1. Sensacional!
    Marlene Dietrich por um brasileiro... é, tempos de globalização.

    -O Homem do Sapato Branco

    ResponderExcluir
  2. Fala pra ele dar de presente, diplomaticamente, um fone de ouvido pro vizinho.

    ResponderExcluir